Portal de Serviços
09/04/2020 19:59:25

Seccional mineira dá dicas sobre publicidade na internet em época de pandemia

A OAB Minas pensando nos advogados e advogadas nesse período de pandemia e em razão da paralisação dos Tribunais, dá dicas de como fazer publicidade de forma ética na internet (redes sociais), já que ela se tornou a maior aliada durante o isolamento social.

As dicas seguem o provimento nº 94/2000 do Conselho Federal e o novo Código de Ética e Disciplina, que rege a conduta dos advogados no exercício da profissão, no desempenho de mandatos e encargos corporativos, bem como na representação da classe junto a órgãos colegiados em que a OAB tem assento.

Abaixo seguem recomendações para tirar o melhor proveito da publicidade na internet, sem infringir os preceitos éticos da OAB:

- Ao advogado é proibido fomentar o litígio, além de ser vedado a ele e às Sociedades de Advogados publicar conteúdos que induzam a captação de clientela.

- O exercício da advocacia também é incompatível com qualquer procedimento de mercantilização, ou seja, fazer com que seja comercializado; transformar em mercadoria.

- Os conteúdos postados na internet e nas redes sociais devem ser de cunho meramente informativo e não devem conter divulgação de valores, promoções e não devem, em hipótese alguma, conter depoimentos de clientes.

- Internet, e-mail, páginas eletrônicas, jornais e revistas são meios admitidos como meio de publicidade da advocacia, desde que forneçam informações a respeito de eventos, de conferências e outras de conteúdo jurídico úteis à orientação geral.

- Uma forma lícita de valorizar seu trabalho é usar a tecnologia QR Code colocando-a no cartão de visitas e fazendo link ao site, que pode te ajudar a dar maior visibilidade para o seu site.

- Use as redes sociais a seu favor, então se pretende que sua página pessoal te dê retorno profissional, o ideal é evitar posts que não tenham a advocacia como foco. E é infração disciplinar o oferecimento de consultas online por meio de aplicativos ou redes sociais.

- A sugestão é que sites de advogados e escritórios sejam discretos; utilize uma logomarca que identifique o advogado ou o escritório, dentro das regras pré-estabelecidas. No caso de sites de escritórios, recomendamos incluir informações sobre a equipe, com fotos e um breve currículo dos colegas.

- Frases como "aposente já", "garantida a vitória da sua causa", "somos os melhores do estado" são terminantemente proibidas, pois caracterizam propaganda.

- Dentre as formas de publicar artigos, pode-se: criar um blog dentro do próprio site; assim, os clientes e colegas podem acompanhar o seu desenvolvimento e ver o que o escritório tem a oferecer; ou, ainda utilizar as redes sociais para publicar seus textos acadêmicos.

- Lembre-se, sempre, ao divulgar os serviços, incluir nome completo, nome da sociedade de advogados, número de inscrição na OAB e e-mail.