Portal de Serviços
15/05/2020 17:59:12

Dirigentes da OAB/MG prestigiam I Encontro Virtual da Mulher Advogada - Região Sudeste

O presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, participou nesta sexta-feira (15/5), do I Encontro Virtual da Mulher Advogada - Região Sudeste, que contou com a coordenação geral da vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamonica, e da diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio.

O evento reuniu integrantes da Comissão da Mulher Advogada (CMA), das seccionais dos quatro estados da região sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A presidente da CMA da OAB/MG, Izabel Braga, participou como presidente de mesa, representando a advocacia feminina mineira.

Durante sua fala, Raimundinho fez uma homenagem a advogada falecida, Myriam Salles de Sousa Lima, ex-dirigente da OAB Minas, que foi pioneira na organização de movimentos femininos na advocacia. Também ressaltou o trabalho desenvolvido pela vice-presidente, Helena Delamonica, em Minas Gerais, e também no contexto nacional em defesa dos direitos e prerrogativas das mulheres advogadas.

A abertura do encontro foi feita pelo vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana Queiroz, e pela presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB Federal, Daniela Borges.

Luiz Viana disse perceber as diferenças de gênero na sociedade. "Essas diferenças sobrecarregam as trabalhadoras brasileiras, no caso, as mulheres advogadas têm uma sobrecarga na advocacia e em casa. Temos que ajudá-las a passar por esse período. Nós do Conselho Federal temos feito um esforço para que a pandemia não afete tanto, mas vamos aprendendo à medida que o processo se desenvolve".

Viana ainda salientou sobre a questão do pagamento dos honorários, que atinge todos os advogados, e que a advocacia feminina merece um olhar especial para que se possa enfrentar essa situação.

Representaram ainda Minas Gerais, a conselheira federal da OAB, Luciana Nepomuceno - painel Mulheres na Política e Economia; a coordenadora do Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da OAB Minas, Isabel Araújo - painel Violência Doméstica e Pandemia; a presidente da Comissão de Saúde Mental da OAB/MG, Luciana Chamone - painel Mulheres no Trabalho; e o advogado mineiro, Alexandre de Mello Bahia - painel Encarceramento Feminino.

O evento contou com a participação dos presidentes seccionais do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira; do Espírito Santo, José Carlos Risk Filho; e de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos.