Portal de Serviços
26/06/2020 18:31:14

Conselho Pleno da OAB realiza primeira reunião telepresencial

Ministro do CNJ, Marcos Vinícius Jardim, participou da sessão e destacou a importância da advocacia

Condicionado a atual realidade sanitária, em todo o mundo, o Conselho Pleno da OAB Minas se reuniu de forma virtual, nesta sexta-feira (26/6). Participaram 124 dos 160 conselheiros, simultaneamente.

A sessão foi conduzida pelo presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior, com início às 9 horas e término às 15 horas. É a primeira vez na história da instituição mineira que decisões são deliberadas por videoconferência.

A discussão abordou questões administrativas, institucionais, medidas e programas importantes para os advogados e para o cotidiano da advocacia do estado neste momento em que a pandemia do COVID-19 atinge, duramente, todas as esferas da sociedade.

Um dos pontos altos da reunião foi a participação do ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcos Vinícius Jardim, que tratou do fortalecimento da prestação jurisdicional no cenário atual.

Jardim ressaltou, com veemência, a importância da advocacia e o respeito que a seccional mineira detém perante o judiciário nacional e a sociedade. O ministro, também, falou do desafio e da necessidade de informatizar os processos físicos. Lamentou algumas decisões do CNJ que não levaram em conta diferenças e limitações geográficas, econômicas, tecnológicas e de infraestrutura dos estados e municípios.

Além de Raimundinho, participaram da reunião os diretores da OAB Minas, da Caixa de Assistência dos Advogados, da Escola Superior de Advocacia e conselheiros federais.