Portal de Serviços
Agendamento
01/07/2020 15:25:13

TRE presta homenagem ao presidente do TJMG




O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, recebeu na última terça-feira (30/6), homenagem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma sessão solene foi realizada pela Corte Eleitoral e contou com a participação de autoridades. O desembargador encerra seu mandato na tarde desta quarta-feira (1º de julho),com a posse de seu sucessor, desembargador Gilson Lemes.

O primeiro a prestar sua homenagem foi o governador do Estado, Romeu Zema, que falou que a gestão do desembargador Nelson Missias foi pautada pela mediação e modernidade, o que tornou a Justiça mais acessível, imparcial e célere. Romeu Zema citou como grandes feitos da administração que se encerra a inauguração dos diversos fóruns nas comarcas do interior e acordos históricos, como o do Estado com a Associação Mineira dos Municípios para a regularização de repasses financeiros.

Em seguida, o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, destacou os avanços ocorridos na gestão do presidente, principalmente com a expansão do PJe e a consolidação do teletrabalho.

Os tempos difíceis de pandemia também foram citados pelo presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior. De acordo com ele, mesmo na crise, o desembargador continuou firme, "como um timoneiro seguro, conduzindo o barco da Justiça". O advogado também falou sobre o bom relacionamento do Tribunal com os demais operadores do Direito, sempre em prol da realização da Justiça.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, disse que a sua administração pautou pela intensa modernização e pela harmonia com os demais poderes..

Segundo o 1ºvice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, a gestão do desembargador Nelson Missias foi marcada pelo trabalho e pela solidariedade. Já a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, lembrou que a gestão que se encerra começou em meio a uma grande crise econômica no Estado.

O presidente do TRE, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, lembrou as palavras de Nelson Missias logo que foi eleito presidente do Tribunal de Justiça: "Quero começar ouvindo as pessoas, para poder tomar as decisões certas". E, segundo Alexandre Victor, foi assim que teve início uma gestão de escuta, compartilhada e participativa.

Em seu discurso de agradecimento, o desembargador Nelson Missias de Morais disse que foram dois anos de muito trabalho e muita luta. "Enfrentamos diversas adversidades e passamos por crises econômica, política, social, e, por último, pela crise sanitária", destacou. Mas ressaltou que os problemas foram sendo superados, sempre com muita leveza. "Nunca considerei pesado o meu ofício", declarou.

O magistrado lembrou que, quando assumiu a presidência do TJMG, apenas 12% das comarcas possuíam o PJe e que, hoje, as 297 estão informatizadas. "Se não tivéssemos avançado tanto nessa área, as dificuldades atualmente seriam muito maiores", enfatizou.

(Informações - Site do TJMG)


 

 





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800