Portal de Serviços
03/07/2020 12:23:08

Nota de pesar Aristóteles Atheniense

É com profundo pesar que a OAB Minas comunica o falecimento do conselheiro nato, Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, aos 84 anos, nesta sexta-feira (3/7).

Em razão da pandemia do COVID-19, não haverá velório.

Referência do direito nacional e autor de obras jurídicas, Aristóteles ocupou os mais altos cargos da advocacia mineira e do Conselho Federal.

Presidiu a OAB Minas de 1979 a 1983. Ocupou a função de tesoureiro de 1971 a 1973, nas gestões do então, presidente, Ariosvaldo de Campos Pires; vice-presidente de 1975 a 1979, nas gestões do, então, presidente, Raymundo Cândido.

Na OAB Federal foi secretário-geral de 1993 a 1995; vice-presidente da 2004 a 2007 e conselheiro federal pela OAB/MG de 1985 a 1993 e de 2007 a 2009 e presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais de 2007 a 2010.

Atheniense ainda presidiu a Academia Mineira de Letras Jurídicas e era membro da Federação Interamericana dos Advogados; do American Bar Association; da Federação Internacional dos Advogados; do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; do Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Natural da cidade de Rio Novo, Aristóteles recebeu o título de Cidadão Honorário da capital mineira, Uberaba, Salinas e Pitangui. Foi nomeado patrono da XVI Conferência da Advocacia Mineira, em 2018.

A OAB mineira decretou luto oficial de sete dias, com bandeiras a meio mastro. A instituição realizará sessão especial em homenagem à memória do conselheiro nato, oportunamente.

O presidente, Raimundo Cândido Júnior, e toda a diretoria do Sistema OAB Minas externam agradecimentos ao advogado Aristóteles Atheniense pela importante contribuição à advocacia e a dedicação com que desempenhou todas as funções na construção da história da seccional. A OAB Minas se solidariza com os amigos e parentes!