Portal de Serviços
05/11/2020 09:19:05

OAB Minas e Justiça Federal firmam parceria para viabilizar digitalização dos processos físicos

A OAB Minas e a Justiça Federal firmaram uma parceria, por meio dos seus dirigentes, Raimundo Cândido Neto, diretor de apoio às subseções, e a diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas, juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes, para divulgar a possibilidade de digitalização dos processos.

O objetivo é informar a classe sobre o projeto de digitalização e viabilizar a virtualização dos processos físicos que tramitam no estado, no âmbito da Justiça Federal.

Uma reunião, que aconteceu na sede da Seção Judiciária de Minas, em Belo Horizonte, foi realizada para discutir o assunto e a expectativa é de que os processos passem a ser virtuais, o que impactaria em mais celeridade na prestação jurisdicional.

Para melhor organizar a colaboração das partes, advogados e órgãos que exercem funções essenciais à Justiça, foi disponibilizada no portal de internet da Justiça Federal de Minas Gerais (http://www.jfmg.jus.br/Servicos/NUCJU/) uma ferramenta específica de agendamento para a retirada e devolução de processos para digitalização.

De acordo com a juíza federal Vânila Cardoso, a colaboração de cada instituição dentro desta parceria é fundamental para a realização da transição dos processos físicos para eletrônicos.

Já o diretor de apoio às subseções da OAB Minas, Raimundo Cândido Neto, disse que cada instituição e cada profissional tem papel crucial na construção conjunta de ações práticas, eficazes e sérias para todos os envolvidos.