Portal de Serviços
Agendamento
14/11/2020 14:22:23

OAB Minas participa de evento do TRE-MG que sorteia as urnas que serão auditadas no dia das eleições




O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteou, neste sábado (14/11), em audiência pública, as cinco urnas eletrônicas (uma de Belo Horizonte e quatro do interior) que serão submetidas à auditoria de funcionamento da urna em condições normais de uso, a ser realizada neste domingo (15/11). Na mesma audiência, foram também sorteadas as dez urnas que passarão pela auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem e transportadas para Belo Horizonte, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar. O procedimento funciona como auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Além disso, na mesma audiência, foram também sorteadas as urnas que passarão pela auditoria de verificação.

Estiveram presentes no sorteio toda a Corte Eleitoral, com os membros titulares e substitutos; o representante da OAB Minas, advogado Marcos Lincoln Padilha dos Santos; o juiz do TRE-MG, Marcelo Vaz Bueno; uma representante do Ministério Público Eleitoral e outras autoridades e representantes de órgãos de segurança, de partidos políticos e de entidades da sociedade civil. Os procedimentos foram conduzidos pelo juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, presidente da Comissão de Auditorias do Sistema Eletrônico de Votação (CAVE).





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800