Portal de Serviços
Agendamento
18/11/2020 15:03:34

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - 90 ANOS DE VITÓRIAS




Em 18 de novembro de 2020, a Ordem dos Advogados do Brasil completa 90 anos de vida bem vivida. A provecta senhora, ao longo da sua trajetória existencial, afirmou-se com indispensável Entidade de defesa da cidadania, reunindo valorosos colegas, cuja indispensabilidade à administração da justiça o povo brasileiro reconheceu, no artigo 133 da Constituição da República.

A OAB, serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem agido na defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado democrático de direito, dos direitos humanos, da justiça social, pugnando pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Lado outro, a Entidade tem promovido, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos Advogados em todo o território nacional, sem receio de, quando necessário, travar debates com autoridades dos Poderes constituídos, para fazer valer sua missão institucional, delineada no artigo 44 do seu Estatuto de regência.

Todos aqueles que administraram a Ordem ao longo da história foram assentando tijolos nessa portentosa obra, nunca acabada, construída graças ao incansável e não remunerado trabalho de mulheres e homens que dirigiram a Ordem, ao longo dos anos. A árvore, cujas sementes foram plantadas há nove décadas, apesar de todas as intempéries, como a atual pandemia, vai dando os seus frutos, com os quais vão se alimentando a cidadania e a advocacia.

Agradeçamos, pois, a Deus, pela vida nonagenária e de glórias da Instituição e agradeçamos às Advogadas e aos Advogados o profícuo trabalho em prol da boa realização da justiça no País. Nossa Ordem, no cenário nacional, para que não perca a indiscutível credibilidade, haurida ao longo desses bem vividos 90 anos, deve manter-se, como sempre, equidistante do processo político-partidário, sem filiação a partidos, defendendo, sim, o voto livre e consciente do cidadão, em prol do fortalecimento da democracia.

Nós, Advogadas e Advogados, devemos exercitar os direitos e cumprir os deveres elencados no nosso Estatuto, para que tenhamos a mesma respeitabilidade que o povo brasileiro credita à nossa Instituição.

Sopremos, pois, as velas de aniversário, exercitando a paciência, que é a ciência da paz: paciência para com Deus, que é fé na Advocacia; paciência para com nós mesmos, que é esperança, do verbo esperançar, correr atrás, fazer o nosso trabalho em busca de dias melhores; e paciência para com o próximo, que é caridade, que é amor.

Parabéns colegas, a OAB mineira agradece.





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800