21/09/2022 14:49:44

XIII Congresso de Processo Civil debate a modernidade no ambiente processual




Iniciou nesta quarta-feira (21) o XIII Congresso de Processo Civil promovido pela OAB Minas Gerais. O evento reúne cerca de 400 participantes e acontece até o dia 23 de setembro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. São mais de 40 palestrantes e 12 painéis nos quais especialistas e profissionais do direito irão debater assuntos fundamentais do processo civil e qualificar estudantes e advogados para os novos tempos da Justiça no Brasil.

O diretor tesoureiro da OAB-MG, Fabrício Almeida representando o presidente, Sérgio Leonardo, fez a abertura do congresso. "Esse é nosso objetivo, o estudo contínuo, a capacitação da advocacia que importante em qualquer idade ou ano de inscrição na OAB. Peço para todos que sempre estejam atualizados e capacitados para que possamos exercer a nossa função social, que é a advocacia, de forma transparente ao cliente garantindo seus direitos e seus deveres", afirmou.

O presidente da Comissão de Processo Civil da Seccional Mineira e coordenador científico do evento, Carlos Henrique Soares, falou da satisfação de ver tantas pessoas para estudar e compreender o direito processual. "Esse congresso pretende trazer a modernidade e a pluralidade para o ambiente processual. Espero que todos possam aprender bastante sobre esse tema".

A palestra magna foi ministrada pelo professor da PUC São Paulo, advogado e consultor jurídico Georges Abboud. "O evento é bastante relevante, fantástico, por que aborda um dos temas mais complexos e contemporâneos do debate público sob a perspectiva teórica e pratica, ou seja, é algo fundamental para advocacia manter essa interlocução com o debate acadêmico", destacou.

Durante os três dias os participantes poderão acompanhar os debates de painéis sobre processos coletivos e individuais, cumprimento de sentença e execução, desjudicialização dos conflitos, poderes do juiz e medidas atípicas, recursos cíveis, teoria geral do processo, entre outros temas do direito processual.

Estiveram presentes no primeiro dia de evento, o desembargador Leonardo de Faria Beraldo representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur Filho; o tesoureiro adjunto da OAB-MG, Marco Antonio Oliveira Freitas; pela CAA-MG o presidente Gustavo Chalfun, a vice-presidente Vanja Honorina Aguiar Albino, o diretor institucional Luiz Paulo Moreira, e a diretora tesoureira Silvina Mendes.

Confira aqui a programação





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800