22/09/2022 14:31:35

XIII Congresso de Processo Civil é elogiado por advogados e estudantes




O XIII Congresso de Processo Civil, promovido pela OAB Minas Gerais, chega ao segundo dia com a aprovação dos participantes. Com cerca de 400 inscritos, o evento acontece no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, com toda a infraestrutura para proporcionar conforto e comodidade na realização de painéis que abordam os temas atuais do processo civil e tratam das atualizações promovidas no judiciário.

A advogada Eliza Perdigão, que atua em Belo Horizonte, elogiou os temas abordados no congresso. "Todos os temas abordados são essenciais para nos atualizar, principalmente nós que advogamos há mais tempo. A tendência é essa, a desjudicialização do judiciário que vem ocorrendo e está sendo muito valida", afirmou.

Para a estudante do 6º período de direito na PUC Minas, Maria Isadora, o evento acrescenta muito ao conhecimento acadêmico. "O congresso contribui muito no nosso aprendizado, principalmente nós que ainda estamos na faculdade. Estamos tendo a oportunidade de conhecer e ouvir grandes processualistas e advogados e isso vão agregar muito na nossa futura vida profissional", disse.

O advogado e filósofo, Péricles Souza, fez questão de vir de Campo Belo, região oeste de Minas Gerais, para prestigiar o evento. "Em cada congresso, o diálogo é fundamental para que os advogados possam aprender, crescer e trocar ideias. O advogado é fundamental em uma democracia". Ele acrescentou ainda que a justiça é instrumento de alegria, felicidade e equilíbrio para a sociedade.

Também presente no evento, a estudante do 4º período de direito, Sarah Mesquita, veio de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, e está satisfeita com a oportunidade de estar no congresso. "Nunca imaginei que teria essa chance de vir para a capital e ouvir pessoas tão qualificadas. O que eu aprender aqui com certeza, vai me colocar a frente daqueles que não puderam vir. Em uma palestra temos a oportunidade de aprenderemos de um jeito diferente da sala de aula", afirmou.

O XIII Congresso de Processo Civil reúne 40 palestrantes em 12 painéis que tratam de temas que vão da modernidade à pluralidade. Nesta quinta-feira (22), a palestra de abertura foi realizada pelo professor e consultor jurídico, Renam Thamay, sobre o "Sistema Brasileiro de Precedentes". O encerramento será feito procurador da República, Edilson Vitorelli Diniz Lima, que falará sobre "A Construção de Soluções em Casos Complexos".





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800