20/04/2017 17:48:16

OAB/MG realiza comemoração pelos 20 anos do TED e homenageia Décio Mitre

A seccional mineira realizou solenidade em comemoração aos 20 anos do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG, no plenário, nesta quinta-feira (20/4). O evento, conduzido pelo presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves, contou com homenagem especial ao advogado, Décio Mitre.

“A seccional mineira faz o que deve ser feito hoje, prestar essa homenagem a quem construiu a história da Ordem”, disse Antônio Fabrício. Décio Mitre presidiu o TED por cinco anos, no período de 2008/2013, sendo que foram realizados 176 sessões de julgamento com mais de 9 mil processos julgados.

O homenageado disse que a honraria é um ato de generosidade da OAB/MG pelos mais de 50 anos de serviços prestados à instituição. “Eu atribuo esse agraciamento não pelos meus méritos, mas sim pelo tempo que servi a Ordem”.

A oradora do evento, ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha discorreu o currículo do homenageado e disse que “a tábua de valores e princípios norteiam a condução profissional e pessoal do estimado advogado”.

TED

Atualmente o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG é presidido pelo advogado, Janir Adir Moreira, e conta com 11 turmas julgadoras. O TED é um órgão disciplinar fundado em 1997, e tem como função julgar, em primeiro grau, advogados em matéria ético-disciplinar; promover a tentativa de conciliação em processos contra advogado e fornecer cópias de processos e certidões às partes e aos procuradores. Além disso, é de sua responsabilidade promover a ética em todo o estado.

Medalha Raymundo Cândido

A maior honraria da seccional mineira, a Medalha Raymundo Cândido, foi entregue pelo conselheiro nato, Raimundo Cândido Júnior, a ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha. Ela recebeu a comenda por sua dedicação e em reconhecimento ao trabalho prestado em prol do judiciário