09/06/2017 16:31:42

Juiz de Fora sedia o Colégio de Dirigentes da Zona da Mata

Mais de 70 presidentes, diretores e conselheiros participaram do I Colégio de Dirigentes da Zona da Mata I da OAB/MG reunindo as subseções de Além Paraíba, Andrelândia, Bicas, Juiz de Fora, Lima Duarte, Mar de Espanha, Muriaé, Rio Novo, Rio Pomba, Santos Dumont, São João Nepomuceno e Ubá. O encontro aconteceu em Juiz de Fora, cidade sede da regional, na sexta-feira (9/6).

O vice-presidente do Conselho Federal, Luís Cláudio Chaves, abriu o evento e falou sobre os principais pilares de sustentação da OAB que garantem a credibilidade da advocacia e da instituição: atuação ética, defesa das prerrogativas, assistência social, formação continuada e garantia da cidadania. "A OAB é a voz constitucional do povo brasileiro", afirmou Chaves.

"Regionalizar é unir, profissionalizar, transformar parte no todo. A sede da OAB mineira é em todo o estado de Minas Gerais", disse o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves, ao destacar o compromisso da gestão com a regionalização das ações e serviços da seccional mineira.

O presidente da subseção de Juiz de Fora, João Fernando Lourenço, agradeceu Antônio Fabrício por promover a união da advocacia mineira e afirmou que este é um momento histórico que fortalece a classe em todo o estado.

Depois da exposição dos diretores da OAB/MG foi realizada uma plenária na qual os dirigentes puderam se manifestar. Na sequência, foi realizado o gabinete itinerante em que os diretores da seccional fizeram atendimento individualizado dos dirigentes por área de atuação.

Participaram do colégio a vice-presidente, Helena Delamônica; o secretário-geral, Gustavo Chalfun; o secretário-geral adjunto, Charles Vieira; o diretor tesoureiro, Sérgio Leonardo; o diretor tesoureiro adjunto, Adriano Cardoso; o diretor institucional e de comunicação, Fabrício Almeida; a diretora da Escola Superior de Advocacia, Silvana Lobo e os diretores regionais Bernardo Brant e Egmar Ferraz.

Tribunal de Ética e Disciplina

Foi inaugurada a sala Daniel Ribeiro do Valle, na subseção de Juiz de Fora, onde será instalado a segunda turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) fora da sede da seccional mineira. De acordo com João Lourenço, até agosto, todos os processos de advogados da Zona da Mata serão julgados no plenário evitando os deslocamentos para Belo Horizonte.

A 12ª turma do TED será presidida pelo advogado Athos Rocha Trindade que traz a experiência de cinco anos de atuação no julgamento de processos ético-disciplinares na capital. "O TED é uma nova célula da OAB em Juiz de Fora que vai se firmar como um centro da regional da Zona da Mata", afirmou Trindade.

A sala recebeu o nome Daniel Ribeiro do Valle em homenagem ao advogado que dedicou parte de seu trabalho à militância na OAB e teve forte atuação na entidade desde os anos de 1960 até 2003. Foi membro do TED, diretor tesoureiro, secretário-geral, conselheiro e presidente da subseção de Juiz de Fora.

RECEBA O INFORMATIVO OAB/MG

Selecione uma Categoria

Selecione um Estado

Nome:

;

;

Rua Albita, 260 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31)2102-5800