31/08/2017 16:50:25

OAB Minas inaugura parlatório no presídio de Mariana

A vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamonica, e o conselheiro nato, Raimundo Cândido Junior, entregaram o parlatório construído no presídio da cidade de Mariana, nesta quarta-feira (30/8). Pelo menos 250 advogados da região, que militam na área criminal, serão beneficiados com a nova estrutura.

O espaço possui duas cabines com um computador cada, ligados em rede a uma impressora, ambiente climatizado e banheiro. O local foi construído por presos que cumprem pena na instituição e conta com acessibilidade para atender tanto os clientes quanto os advogados com deficiência física. O parlatório recebeu o nome de Celso Arinos Mota, advogado com forte atuação na área criminal em Mariana.

Helena Delamonica disse que "o espaço irá conferir mais dignidade aos detentos e advogados e, com isso, demonstra um direito constitucional preservado, que é a interlocução entre as partes". O presidente da subseção, Marcílio Queiroz, falou que o parlatório humanizará o atendimento. "Esse espaço trará um benefício enorme para os advogados que atuam na comarca, além da socialização tratamento digno dos presos".

Após a inauguração do parlatório, foi lançado o selo dos Correios em comemoração aos 10 anos de criação e instalação da subseção de Mariana, na sede da OAB na cidade. O selo possui um emblema do Pelourinho de Mariana e será fixado em todas as postagens realizadas pelos correios do município.

Participaram das solenidades os integrantes da diretoria da subseção local, a diretora do foro de Mariana, Marcela Decat; o prefeito municipal, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior; o diretor do presídio, Antônio de Pádua Pataro Júnior; o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, além advogados e demais autoridades da cidade.

Rua Albita, 260 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31)2102-5800