30/11/2017 20:51:54

OAB encerra maior evento jurídico do mundo reafirmando seu compromisso com a cidadania

Durante quatro dias a OAB realizou o maior evento jurídico do mundo reunindo mais de 20 mil advogados em São Paulo para discutir os direitos fundamentais da democracia e da cidadania, que teve como patrono o advogado Raymundo Faoro. A solenidade de encerramento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira foi nesta quinta-feira (30/11).

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia defendeu uma advocacia forte, unida e protegida legalmente contra as violações de suas prerrogativas. "A advocacia se empenha na promoção da justiça e na defesa dos direitos da cidadania. Tivemos a oportunidade de vivenciar a essência da democracia, que tem como fundamentos indispensáveis a liberdade de pensamento e a contribuição de todos na construção do destino do país", afirmou.

"A conferência foi um sucesso. Foram discutidas várias questões temáticas importantes para dar maior segurança jurídica ao cidadão neste momento de instabilidade jurídica" ressaltou o vice-presidente da OAB, Luís Cláudio Chaves. A advocacia mineira teve a maior participação em painéis na história das conferências da OAB.

Medalha Rui Barbosa

A conselheira federal do Rio Grande do Sul e decana da OAB, Cléa Carpi, foi a primeira mulher advogada a receber a maior honraria da instituição, a Medalha Rui Barbosa. Cléa destacou que "a OAB está na gênese do estado constitucional vigente hoje no Brasil. Esteve na vanguarda das lutas cívicas que propiciaram a redemocratização, a anistia, o fim da censura, a liberdade de plena organização partidária, o restabelecimento de eleições diretas em todos os níveis e, por fim, a Assembleia Nacional Constituinte, que promulgou a Constituição da República, consolidando todas essas conquistas",