10/05/2018 17:02:12

Ordem mineira lança campanha OAB Voto Legal




O presidente da OAB Minas, Antônio Fabrício Gonçalves, lançou a campanha OAB Voto Legal, que permite aos cidadãos denunciar irregularidades nas eleições de 2018. Foram disponibilizadas ferramentas de fiscalização online, por meio do site da instituição e de aplicativo. A apresentação foi realizada nesta quinta-feira (10/5).  

De acordo com Antônio Fabrício Gonçalves, a campanha vai ao encontro de um dos eixos da gestão que é o diálogo permanente com a sociedade. Para ele, a tecnologia ampliou a possibilidade de uma maior participação do cidadão na fiscalização e para uma maior lisura no processo eleitoral. 

O anonimato é garantido ao cidadão que pode fazer denúncias de irregularidades como abuso econômico, propaganda fora das normas estabelecidas pelos tribunais eleitorais, compra e troca de votos entre outras. Tanto no aplicativo quanto no site é possível anexar documentos de texto, foto, vídeo ou áudio. 

O ouvidor eleitoral da OAB Minas, Raimundo Cândido Neto, destacou o pioneirismo da Ordem mineira que atua desde as eleições de 2016 como um canal entre o cidadão e o judiciário. "Foram mais de mil denúncias nas últimas eleições, todas foram apuradas, mais de 250 foram encaminhadas para o Ministério Público e 86 viraram processos", informou.

Participaram do lançamento da campanha o tesoureiro adjunto, Adriano Cardoso; o presidente da Comissão Eleitoral, Wederson Advíncula e o idealizador do aplicativo, Helbert Alcântara. 

O aplicativo OAB Voto Legal pode ser baixado, de graça, nas lojas virtuais Play Store da Google e App Store da Apple, a partir de segunda-feira (14/5). Mas as denúncias já podem ser feitas no site da OAB Minas.  






RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800