12/06/2018 18:05:36

OAB Minas realiza sessão especial de desagravo público em Belo Horizonte




A força-tarefa do desagravo público da seccional mineira realizou sessão especial em defesa de quatro advogados de Belo Horizonte, na sede da entidade, na tarde desta terça-feira (12/06). O evento, realizado durante solenidade de entrega de carteiras, foi comandado pelo presidente da OAB mineira, Antônio Fabrício Gonçalves.

O presidente destacou que o desagravo público é realizado para defender todo advogado que tenha sofrido qualquer tipo de ofensa no exercício profissional. "Todo desrespeito às prerrogativas não será tolerado pela Ordem mineira que restabelecerá a honra e a dignidade do advogado ofendido", afirmou.

Os votos em favor dos advogados foram lidos pelo presidente da Comissão Contra o Aviltamento de Honorários, Raimundo Cândido Neto. "A classe está unida para coibir e evitar ataques às prerrogativas", disse.

No primeiro caso relatado, o desagravo aconteceu porque o advogado Renato César Savassi Fonseca sofreu retaliações, atos de ilegalidade e também abuso de poder por parte do juiz da 26ª vara federal de Belo Horizonte, André Gonçalves de Oliveira Salce.

No segundo desagravo, o advogado William Ferreira de Souza foi agredido fisicamente pelos policiais militares sargento Rafael Aloísio Coelho, cabo Wellington Vitor Câmara e soldado Anderson Barcelos Horta, durante o exercício profissional.

A terceira representação é referente ao advogado Simon Victor Ricci Mourão contra o Jornal de Saúde ME, que tem como responsável Marcelo dos Santos. O desagravo público é em razão de conteúdo inverídico e ofensivo acerca de sua profissão de advogado que foi postado nas redes sociais da publicação.

O último desagravo público da sessão foi do advogado Leonardo Militão Abrantes que teve a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como representada. Na ocasião, o advogado foi impedido de acompanhar e fazer perguntas aos demais acusados durante procedimento realizado pela presidente da Comissão de Processo Disciplinar da entidade de ensino.


Leia também

Advocacia de Araxá realiza desagravo público contra vereador da cidade




RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800