12/06/2018 18:05:36

OAB Minas realiza sessão especial de desagravo público em Belo Horizonte

A força-tarefa do desagravo público da seccional mineira realizou sessão especial em defesa de quatro advogados de Belo Horizonte, na sede da entidade, na tarde desta terça-feira (12/06). O evento, realizado durante solenidade de entrega de carteiras, foi comandado pelo presidente da OAB mineira, Antônio Fabrício Gonçalves.

O presidente destacou que o desagravo público é realizado para defender todo advogado que tenha sofrido qualquer tipo de ofensa no exercício profissional. "Todo desrespeito às prerrogativas não será tolerado pela Ordem mineira que restabelecerá a honra e a dignidade do advogado ofendido", afirmou.

Os votos em favor dos advogados foram lidos pelo presidente da Comissão Contra o Aviltamento de Honorários, Raimundo Cândido Neto. "A classe está unida para coibir e evitar ataques às prerrogativas", disse.

No primeiro caso relatado, o desagravo aconteceu porque o advogado Renato César Savassi Fonseca sofreu retaliações, atos de ilegalidade e também abuso de poder por parte do juiz da 26ª vara federal de Belo Horizonte, André Gonçalves de Oliveira Salce.

No segundo desagravo, o advogado William Ferreira de Souza foi agredido fisicamente pelos policiais militares sargento Rafael Aloísio Coelho, cabo Wellington Vitor Câmara e soldado Anderson Barcelos Horta, durante o exercício profissional.

A terceira representação é referente ao advogado Simon Victor Ricci Mourão contra o Jornal de Saúde ME, que tem como responsável Marcelo dos Santos. O desagravo público é em razão de conteúdo inverídico e ofensivo acerca de sua profissão de advogado que foi postado nas redes sociais da publicação.

O último desagravo público da sessão foi do advogado Leonardo Militão Abrantes que teve a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como representada. Na ocasião, o advogado foi impedido de acompanhar e fazer perguntas aos demais acusados durante procedimento realizado pela presidente da Comissão de Processo Disciplinar da entidade de ensino.