03/07/2018 15:06:42

Ordem mineira é selecionada para o 15º Prêmio Innovare

O aplicativo OAB Caixa 2 criado pela OAB Minas foi selecionado, na categoria Advocacia, para a segunda etapa do 15º Prêmio Innovare. A premiação divulga e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da justiça no país com a participação da sociedade civil.

São ao todo 650 iniciativas selecionadas em seis categorias: Magistratura; Ministério Público; Defensoria; Tribunais; Justiça e Cidadania bem como a Advocacia. O combate a corrupção é tema que receberá prêmio destaque neste ano. O resultado será divulgado em novembro.

O OAB Caixa 2 é um aplicativo lançado pela seccional mineira para receber denúncias da população de uso de caixa dois e demais irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante o período eleitoral de 2016. As imputações podiam ser feitas por meio texto, vídeo, foto e prova documental anexadas no aplicativo. A iniciativa foi pioneira no país.

Das irregularidades apuradas pela OAB Minas, 247 foram consideradas consistentes e enviadas para o Ministério Público que instaurou 86 processos. O aplicativo se consolidou como uma importante ferramenta de interação entre a Ordem em Minas e a sociedade civil que teve o cidadão como protagonista na fiscalização do processo eleitoral. A plataforma foi utilizada por 23 dos 27 estados e Distrito Federal.

"Esse canal foi muito bem aceito pela sociedade que enviou centenas de denúncias pertinentes. O OAB Caixa 2 não foi só uma boa ideia, mas uma aplicação na prática com começo, meio e fim. O cidadão acompanhava o status da denúncia feita, com retorno imediato", afirmou o presidente da OAB Minas, Antônio Fabrício Gonçalves.

Um dos consultores do Instituto Innovare, Ricardo Viana, destacou que "é louvável que a OAB Mineira assuma o protagonismo nacional de uma prática importante para diminuir a corrução nas disputas eleitorais".