21/01/2019 13:44:33

OAB Minas participa do ato em defesa da Justiça do Trabalho

A possibilidade de extinção da Justiça do Trabalho levou advogados, membros do judiciário, representantes de instituições e movimentos sindicais trabalhistas a manifestarem durante ato público, realizado em todo o país, na manhã desta segunda-feira (21/1). Em Belo Horizonte, a manifestação ocorreu em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho, no Barro Preto.

Para o presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Junior, a Justiça do Trabalho é necessária para dar equilíbrio à solução dos conflitos entre trabalhadores e patrões. "Ao invés de diminuir, é necessário aumentar e fortalecer esses órgãos para que a justiça se aproxime do povo" e afirmou que foi precipitado cogitar a extinção dessa pasta. "Acreditamos que haverá um recuo e, por certo, a Justiça do Trabalho será mantida sem nenhum problema em prol do bom funcionamento do direito do trabalho", destacou.

O presidente da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (AMAT) e diretor institucional da OAB Minas, Marco Antônio Freitas, disse que a Justiça do Trabalho é a mais eficiente com relação a todo o judiciário brasileiro. "Transferir milhões de processos para a justiça comum ou para a justiça federal tornaria inviável o andamento jurisdicional. O principal prejudicado com essa mudança seria o jurisdicionado, o povo brasileiro".

Em Minas Gerais houve manifestação também nas cidades de Coronel Fabriciano, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, João Monlevade, Muriaé, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberaba e Varginha.

Participaram do ato público o secretário-geral da seccional mineira, Adriano Cardoso; o tesoureiro Alexandre Figueiredo Urbano; tesoureiro adjunto, Fabrício Almeida; diretor de apoio às subseções e de comunicação, Raimundo Cândido Neto;  conselheiros federais, Antônio Fabrício Gonçalves e Bruno Reis; vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), Vicente Flávio Macedo Ribeiro; primeira secretária da CAA/MG, Mariana da Silva Tavares; representantes da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT); Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região; Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); Ministério Público do Trabalho; Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor); Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sintraemg); Sindicato dos Servidores entre outras instituições.