02/09/2019 18:48:23

Presidente da OAB Minas participa de posse no TJMG de setenta novos juízes




O presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, compôs a mesa de honra durante solenidade de posse de setenta bacharéis em Direito, como juízes substitutos em Minas. A cerimônia, realizada na última quinta-feira (29/8), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, marcou o ingresso deles na magistratura mineira, e foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, com a presença de magistrados, além de familiares e amigos dos empossados.

No total, 102 candidatos ao cargo de juiz de direito substituto foram aprovados. Dos 70 que tomaram posse, 41 são homens e 29 mulheres. Quatro novos juízes chegam após terem atuado como servidores do TJMG. Além de Minas Gerais, os magistrados são naturais de outros 13 estados brasileiros.

A primeira colocada no concurso, Gisela Aguiar Wanderley, recebeu a medalha Juiz de Direito Antônio José Levenhagen, que tem como objetivo reconhecer o esforço e a dedicação da agora juíza de direito substituta pela posição alcançada no processo de seleção. "A conquista da magistratura, não se resume à realização de um sonho pessoal, mas está carregada de responsabilidade social", disse a nova magistrada, para quem a tarefa de julgar deve ser voltada inteiramente para o outro. "Temos um grande desafio pela frente, que é libertar o ser humano da tirania e realizar a Justiça", ressaltou.

Também tomou posse como juíza substituta, a bacharel em direito, Viviane de Oliveira Figueiredo Vieira, filha do presidente da subseção de Areado, André Cláudio de Figueiredo.

Já o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, destacou que a magistratura não é apenas o exercício de uma profissão, mas o desempenho de uma missão. "É verdadeiramente um sacerdócio, que tem como meta final contemplar as necessidades dos 21,6 milhões de cidadãos distribuídos pelas Minas e pelos Gerais, cada um com características próprias, muito peculiares e distintas entre si, mas todos merecedores da nossa maior atenção".

Mesa de Honra

Compuseram ainda a mesa de honra do evento o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 2ª vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil; a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer; o corregedor-geral de justiça e o desembargador Saldanha da Fonseca.

Na mesa, ainda, estavam a defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, desembargador Alberto Diniz Junior e o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro.





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800