28/09/2019 12:20:14

Raimundo Cândido Júnior e senador Rodrigo Pacheco realizam abertura de Congresso Criminal na OAB Minas




Com o auditório lotado, o presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, realizou a abertura do I Congresso Criminal dos Estagiários e Estudantes Mineiros, promovido pela Comissão do Estagiário e de Assuntos Estudantis, na manhã deste sábado (28/9).

O evento, que será realizado durante todo o dia, é voltado parao público acadêmico e profissionais do direito, e foi idealizado para fomentar o diálogo, a troca de experiências e de conhecimentos científicos no campo das ciências criminais, através do intercâmbio entre reconhecidos pesquisadores do meio jurídico.

Raimundo Cândido Júnior deu boas-vindas aos estudantes de direito a Casa do Advogado, e agradeceu a participação no evento do senador Rodrigo Pacheco. O presidente da Ordem elogiou sua conduta no Senado Federal em relação às questões em prol da advocacia, principalmente sobre a derrubada do veto presidencial ao dispositivo que torna crime a violação das prerrogativas dos advogados.

Já o senador Rodrigo Pacheco disse que atualmente vivemos um clima ruim no Brasil de desajuste entre as instituições e de disputa de poder entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. Como advogado, especialista na área penal, disse que o maior problema do Brasil em relação à justiça penal, é a morosidade e a melhor força de se resolver é julgando os processos.

"Para ajudar nessas questões temos hoje tramitando no Senado Federal, o Código Penal, em que sou relator, e também um Novo Código de Processo Penal já aprovado no Senado e que está na Câmara dos Deputados. Eles trazem modificações que estão sendo propostas no ordenamento jurídico brasileiro, mas temos que ter a plena noção que isso não será a solução dos problemas, pois para a solução é preciso investimento no executivo, comprometimento do Ministério Público e da magistratura com o tema de matéria penal, e é necessário que o legislativo produza leis que sejam realmente necessárias".

O presidente da Comissão OAB-E, Bruno Corrêa, disse que o Congresso desenvolveu ainda mais a ênfase no olhar interdisciplinar sobre as ciências criminais. "Para tanto, o evento conta com conferencistas que se destacam pelo compromisso com o debate plural sobre o desafio em dialogar e pensar acerca das multifacetadas dimensões das ciências criminais relacionadas à violência, sistemas jurídico-penais contemporâneos, crime e segurança pública", destacou.

Um dos palestrantes, o diretor de apoio às subseções da OAB-MG, Raimundo Cândido Neto discorreu sobre a competência da Justiça eleitoral para julgar crimes comuns e conexos às eleições;

Ainda irão proferir palestra no evento, o presidente da Comissão Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Gilberto Silva; os promotores de justiça, Lélio Braga e Christiano Gonzaga; os delegados de polícia, Larissa Mascotte e Vinícius Dias; a vice-presidente da Comissão OAB Jovem, Amanda Melo; e os advogados, Eugênio Pacelli, Rogéria Debelli e Alexandre Lima.





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800