07/10/2019 16:52:47

Subseções do Vale do Aço ressaltam compromisso com valorização da advocacia

Com a participação do diretor de Apoio às Subseções e de Comunicação da OAB Minas, Raimundo Cândido Neto e do coordenador Regional Vale do Aço da OAB Minas e ex-presidente da OAB Ipatinga, Eduardo Figueredo Rocha, foi realizada reunião de trabalho, na tarde da última quinta-feira (03/10), no Distrito de São Cândido, em Caratinga, com o objetivo de fortalecer a advocacia no interior e discutir os novos desafios da profissão.

O encontro reuniu presidentes e diretores de seis subseções que compõem a regional (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Inhapim, Caratinga e Tarumirim), e contou com a participação de quatro conselheiros seccionais.

"Reuniões como essa fortalecem a advocacia e visam propiciar elementos que facilitem a realização de todas as atividades das Subseções, porque temos aqui a OAB Minas mais perto da nossa região. Estamos agregando mais serviços para que o advogado não precise se deslocar até Belo Horizonte para resolver seus problemas", explicou Eduardo Figueredo.

Raimundo Neto fez uma síntese sobre a gestão administrativa implementada pela atual diretoria da OAB Minas, com destaque para a ampliação da oferta de serviços e ações da seccional no interior de Minas, "que consolida o papel institucional da Ordem junto aos cidadãos". O diretor avaliou como positivo a reunião no Vale do Aço e disse que o debate fortalece a instituição e os advogados.

O diretor de Apoio às Subseções e Comunicação discorreu sobre temas extremamente sensíveis, como advocacia dativa, a necessária valorização da advocacia, a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados e as crises institucionais no Brasil. "As subseções têm realidades muito parecidas e desafios comuns. Por meio de gestão equilibrada e austera, pretendemos atender todas demandas dos advogados para a construção contínua de uma OAB mais forte. Foi uma reunião extremamente positiva, com troca de experiências que vai nos ajudar a melhorar nossos serviços e a servir cada vez melhor a advocacia da região", considera Raimundo Neto.

Participaram da reunião o presidente da OAB Ipatinga, João Luiz Franklin Virtuoso; o presidente da OAB Coronel Fabriciano, Leonardo Augusto Soares; a presidente da OAB Timóteo, Cristiana Miranda Siqueira; o presidente da OAB de Inhapim, Jesus Sanches Abreu; o presidente da OAB Caratinga, Samuel André Carlos Franco; e o presidente de Tarumirim, Ricardo Lopes de Morais. Também estiveram presentes os conselheiros seccionais Anfilófio Ferreira e Jonair Cordeiro Silva; o membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Minas, Leonardo Augusto Marinho Marques; e o membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Ipatinga, Rodrigo Cardoso.

Teófilo Otoni

Ao lado da presidente da OAB, Maria Beatriz Cicci Neves, Raimundo Neto e Eduardo Figueredo participaram da solenidade de entrega de carteiras a 11 novos bacharéis. O diretor de Apoio às Subseções e Comunicação da OAB Minas fez palestra sobre "A necessária valorização da advocacia". A cerimônia contou com a participação do conselheiro seccional e ex-presidente Reynaldo do Carmo Neves e dos ex-presidentes Geraldo Barbosa do Nascimento e Varner Ribeiro Gonçalves.

Belo Oriente

Já no plenário da Câmara de Belo Oriente, no último compromisso da viagem, Raimundo Neto e Eduardo Figueredo se reuniram com advogados e advogadas que atuam na Comarca de Açucena. O assunto foi a implantação da Subseção da OAB Açucena, que já conta com uma sala de apoio ao advogado no Fórum da Comarca.

A nova Subseção atenderá também os profissionais dos municípios de Belo Oriente, Mesquita e Naque. A 227ª Subseção de Açucena foi criada em 2016 após aprovação do Conselho Estadual da OAB Minas. A administração do espaço está a cargo da OAB Ipatinga, no Vale do Aço.