30/10/2019 19:23:44

OAB Minas realiza evento sobre Direito Sindical

A seccional mineira, por meio da Comissão Estadual de Direito Sindical, promoveu na noite da última terça-feira (30/10), o evento O Sindicato do Futuro: Advocacia, Sustentabilidade e Ética. A abertura solene foi realizada pelo presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior.

O presidente da comissão Sílvio de Magalhães Carvalho Júnior disse que o evento foi promovido para discutir os rumos que os sindicatos devem trilhar e, além disso, promover um diálogo com a sociedade a respeito.

Já o conselheiro federal da OAB, Bruno Reis de Figueiredo, destacou que o país está passando por um momento de reflexão e é preciso analisar as questões propostas como a PEC da Reforma Sindical e o fim da justiça do trabalho e suas consequências.

Em seguida, a secretária-geral da comissão, Adriana Mendonça, apresentou o projeto, que leva o nome do evento, em que a comissão visa ampliar suas atividades, por meio de palestras e workshops e caravanas sindicais pelo estado.

A rodada de palestras teve início com a juíza titular da 3ª vara de Juiz de Fora, Martha Halfeld que apresentou um novo papel que os advogados podem desempenhar em relação ao atual momento sindical e dos princípios da liberdade sindical aplicáveis, e também da prática cotidiana.

A consultora trabalhista e coordenadora-geral da OAB/MG nos comitês gestores para o PJE nos Tribunais, Andrea Vasconcelos, abordou a figura do representante sindical. "Ele é o responsável pela interlocução entre empresa e trabalhadores, e em meio a tantas reformas no direito do trabalho, a Constituição prevê essa possibilidade, para que viabilize e facilite a negociação das condições do trabalho".

Já o juiz titular da 45ª Vara do Trabalho da capital, Antônio Gomes de Vasconcelos, fez uma avaliação do sindicalismo hoje, no contexto internacional macroeconômico e o que significa para o sindicalismo brasileiro, além de alternativas possíveis para a renovação da ação sindical.