28/11/2019 18:12:03

Seccional mineira trata da relevância da participação das mulheres em cargos de destaque no país

A efetiva participação da mulher nos espaços de poder e a mudança de paradigma construída ao longo dos anos pela luta feminina e pela concretização dos direitos e da igualdade de gênero foi debatida pela OAB Minas na noite desta quarta-feira (27/11).

O evento foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA), presidida pela secretária-geral adjunta da seccional, Valquíria Valadão. Homenageou a doutora Maria Elvira Salles Ferreira, referência de militância política na causa das mulheres, tendo exercido mandatos de deputada estadual e federal.

O presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, abriu a programação e destacou o saldo positivo para a democracia em ter "cada dia mais mulheres em cargos de destaque e liderança nos mais variados setores do país".

Na sequência, Raimundinho passou a presidência dos trabalhos para a vice-presidente, Helena Delamonica, que foi enfática ao dizer que "é preciso compartilhar e caminhar juntos na construção de uma sociedade melhor".

A ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio, que é advogada e jurista, proferiu palestra magna sobre maior participação feminina na política nacional e internacional.

Compuseram a mesa diretiva a homenageada, Maria Elvira; o presidente da Assembléia legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus; a presidente da Câmara dos Vereadores da capital, Nely Aquino além de autoridades do judiciário, de instituições da sociedade civil e da Ordem.

Participaram do evento conselheiros seccionais, presidentes de comissões, advogados, além de parentes e amigos da homenageada.