Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto,estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê estes mecanismos.
A partir de 27/01/2009 a OAB/MG inaugura e entrega aos advogados mineiros o serviço de Certificação Digital, tão esperado pela classe.

Em posto instalado no DAAC já poderá ser agendado, com a empresa CertiSign, credenciada pelo Conselho Federal da OAB como Autoridade Certificadora da AC-OAB, o recebimento do Certificado Digital OAB.

Assim, os advogados que estiverem em dia com suas anuidades e obrigações perante a OAB já poderão adquirir seu Certificado Digital, um importante passo para o acesso as facilidades daí decorrentes.

Para obter a Certificação siga os seguintes passos:

1 -  Realização de pré-cadastro no site da OAB/MG.  (Clique aqui para a realização do pré-cadastro e aquisição de seu Certificado).

2 - Após a realização deste procedimento, o advogado deve entrar em contato com um dos postos de Certificação Digital em funcionamento no estado (clique aqui para ver a relação), onde agendará seu atendimento, para que sejam gravados, no seu novo cartão de identidade profissional, os dados da Certificação Digital no chip do cartão. Esse processo dura, em média, 20 minutos. Na capital o posto de Certificação funciona no DAAC, localizado na Rua Paracatu, n.472, Barro Preto, com contato pelo telefone (31) 3295-3525, no horário de 9 às 13 horas e de 14:30 às 18:00 horas. Não esquecer de levar o comprovante de pagamento do boleto bancário.


3 - Para acessar o Certificado o advogado deverá adquirir uma leitora para o cartão, o que poderá ser feito diretamente da CertiSign (ver opções quando do pré-cadastro), ou por seu fornecedor de preferência, atendendo apenas aos requisitos necessários.