Notícias

Ouvidoria-Geral da OAB-MG divulga balanço com mais de 3 mil atendimentos

Data:08/01/2024


A Ouvidoria-Geral da OAB-MG divulgou o relatório com o balanço das atividades referente ao ano de 2023, que registrou um total de 3.162 manifestações. Dentre elas 1.156 foram pelo sistema "Fale com a Ouvidoria" e 1.375 pelo e-mail [email protected]. Foram contabilizados ainda 631 atendimentos telefônicos, além dos atendimentos presenciais. Em agosto do ano passado, a Ouvidoria assumiu as demandas do "Reclame Aqui", desse período em diante.

Do total das manifestações recebidas 33,5% foram solicitações, 32,3% reclamações e 19,9% denúncias, ficando as demais distribuídas entre informações (7,0%), retornos de setores (5,8%), elogios (1,1%) e sugestões (0,5%). Já as manifestações por setores de maior recorrência, a predominância ficou para Outros, com 38,0%, seguido pelo Cadastro de Advogados para Diligência (CAD), com 21,9%. Os demais setores foram Tesouraria (14,4%), Secretaria (13,0%), Retorno e Elogio (7,1%) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG), com 5,6%.

Nos Colégios de Dirigentes da Seccional Mineira ocorridos durante o ano passado, a Ouvidoria apresentou o trabalho desenvolvido com a finalidade dar conhecimento sobre serviços prestados, bem como para que os presidentes das subseções fomentem a participação dos seus inscritos por meio do canal. A Ouvidoria funciona como um termômetro para aferição dos serviços prestados por toda a OAB no estado.

"Verifica-se o fortalecimento da Ouvidoria na atual gestão em conformidade com as diretrizes de inovar, incluir e avançar. Aqui em Minas temos liberdade de trabalho, de ação e de resolução. Na gestão do presidente Sérgio Leonardo, a Ouvidoria deixou de ser figurante e passou a ser protagonista na solução dos problemas da instituição", afirmou a ouvidora-geral da OAB Minas, Gláucia Fernandino de Castro.

Selo de Qualidade

Durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em novembro de 2023, a Ouvidoria Geral recebeu o Selo de Qualidade Ouvidoria da OAB Nacional em reconhecimento ao serviço desempenhado em favor da advocacia nos estados. Entre os requisitos do Conselho Federal para receber o Selo de Qualidade estão: possuir estrutura física, utilizar o sistema do Conselho Federal e a nomeação de uma participante da Ouvidoria das Mulheres.

Compartilhe esta notícia