Notícias
OAB-MG realiza Colégio de Dirigentes da região do Médio Piracicaba e Vale do Aço
A Seccional Mineira realizou, nesta sexta-feira (2), o primeiro Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG do ano e o sétimo da gestão. A Subseção de João Monlevade foi a anfitriã do encontro recebendo representantes da região do Médio Piracicaba e do Vale do Aço. A iniciativa aproxima ainda mais a advocacia do interior e da capital, unindo os representantes da classe na busca por melhorias reais para o exercício da profissão.
O presidente da Ordem Mineira, Sérgio Leonardo, abriu o evento destacando que os colégios são uma das ações mais importante da gestão. "Esse é um projeto que expande a participação para todos os dirigentes das subseções que são os para-raios das demandas da advocacia da região. Se a gente não tiver esse contato permanente, para podermos ouvirmos os senhores, nós não conseguimos entregar para a advocacia o que ele realmente precisa. Os colégios são essa oportunidade de reconexão, de troca de experiência, de apresentação de demandas para que o Sistema da OAB possa atendê-las".
"Gostaria muito de começar esse colégio desejando que todos tenham momentos de trocas de experiência relevantes para que nós possamos levar para as nossas subsecções, para os advogados do Brasil. Pegamos o boi pelo chifre porque estamos ao lado da advocacia e conhecemos todas as angústias dos advogados. Somos conhecedores da nossa região, que as informações trocadas aqui possam ser levar para a advocacia de forma a aprimorar a nossa gestão e liderança", afirmou a presidente da Subseção de João Monlevade, Larissa Santiago.
O diretor de interiorização, Márcio Facchini, falou sobre a experiência a frente de uma subseção. "Eu fui presidente de subseção por quatro mandatos consecutivos. Em 12 anos na presidência da subseção, a gente aprende muito e testa muito os sistemas de força da gente. Nesse tempo de mandato, eu não tive a oportunidade que estamos tendo agora. Esse é um projeto que tem uma força excepcional. É muito bom ver vocês participando, ouvindo a gente e dando a importância a esse evento. Vocês dirigentes têm um apoio total da seccional".
Foram ministradas as palestras "Comunicação: o papel da personalidade nas relações", pelo professor e mestre em ciências do esporte, Diogo Pacheco, e "As Prerrogativas da Advocacia", pelo delegado de prerrogativas, Adilson Rocha, e pelo procurador estadual de Prerrogativas da OAB-MG, Giovani Kaheler. O trabalho realizado pela Ouvidoria Geral junto com as subseções foi apresentado pela ouvidora-geral da seccional mineira, Gláucia Fernandino.
A vice-presidente da Ordem Mineira, Ângela Botelho, coordenou a plenária na parte da tarde da reunião. Entre os temas discutidos estão a morosidade da justiça, falta de juiz e promotor, demora de pagamento de dativos e RPV's, desrespeito à lista de dativos, retomada do funcionamento do Balcão Virtual, falta de estrutura de parlatório, reivindicação de mais unidade prisional para a região, construção de sede e auditório, entre outros.
O presidente de Ipatinga, Gustavo Lanna, elogiou o trabalho da seccional e disse que "foram dois anos de muitos pedidos e todos atendidos, só temos que agradecer a gestão". O presidente da Subseção de Coronel Fabriciano, Leonardo Augusto Pires Soares, agradeceu os inúmeros eventos realizados na região do Vale do Aço. Já a presidente de Barão de Cocais, Aline Felix, falou que "nós reinauguramos a sede de Barão de Cocais com todo o apoio da gestão. Nós realizamos muito e auxiliamos outras subseções e gostaríamos de pedir uma sede". O presidente da Subseção de Bárbara, Fábio Júnior, disse que conta com o "apoio irrestrito da seccional". "Estamos atendidos nas nossas reivindicações, sabemos que podemos contar com todos vocês", afirmou a presidente da Subseção Itabira, Patrícia de Freitas Vieira.
Estiveram no colégio de dirigentes e das subseções de Açucena, Alvinópolis, Barão de Cocais, Caratinga, Coronel Fabriciano, Guanhães, Inhapim, Ipanema, Ipatinga, Itabira, Santa Bárbara, Tarumirim e Timóteo.
Participaram do encontro pela diretoria da OAB-MG o secretário-geral, Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o diretor institucional, Rômulo Brasil; o diretor de interiorização, Bernardo Brant; o diretor de eventos, Diogo Lustosa; e o assessor especial da presidência, Moysés Monteiro; o diretor do Departamento de Apoio à Advocacia (DAAC), Matheus Bragança e Diego Rafael; pela CAAMG a vice-presidente, Vanja Honorina; o primeiro secretário, Giuliano Almada; pela ESA-MG a diretora pedagógica, Fernanda São José; representando os conselheiros seccionais, Érica Verli; a coordenadora adjunta da Escola de Prerrogativas, Mary Ellen de Lima Medeiros Rezende.