Portal de Serviços
13/05/2021 12:39:20

OAB Minas realiza Seminário Mineiro de Promoção da Igualdade Racial

A Ordem Mineira, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, promove o Seminário Mineiro de Promoção da Igualdade Racial - Abolição pra quem? Reflexões sobre o pós-abolição, racismo estrutural e institucional, nesta quinta-feira (13/5), data da abolição da escravatura no Brasil. O encontro virtual contou com o lançamento da Campanha "Um Basta ao Racismo e ao Genocídio da População Preta", em parceria com a CAA/MG e também do curso de advocacia antirracista e direito antidiscriminatório, em parceria com a ESA/MG.

O presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, fez a abertura do seminário e destacou palavras de seu pai, Raimundo Cândido, que dizia: "Ninguém construirá impunemente a sua felicidade sobre os escombros da dor e do sofrimento alheios". E acrescentou: "sem respeitar o direito dos negros e a igualdade racial".

Durante todo o dia, diversos representantes realizaram mais de uma dezena de palestras com o foco no racismo. O presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Gilberto Silva, ressaltou a importância do encontro e enfatizou que, "na data 13/5 fazemos um contraponto, porque não temos o que comemorar. Estamos lançando a campanha para conscientizar e desenvolver projetos e trabalhos junto às instituições e a sociedade para enfrentar o racismo".

Gilberto Silva também destacou que, a partir da próxima semana, a Seccional Mineira disponibilizará em seu site as informações para a realização do Censo da Advocacia Negra e a autodeclaração, aprovado no ano passado pelo Conselho Seccional. Ele também agradeceu o apoio do presidente da CAA/MG, Luís Cláudio e da diretora da ESA/MG, Silvana Lobo, nas ações de combate ao racismo, destacando a criação do curso de advocacia antirracista e direito antidiscriminatório, sob a coordenação dele e da diretora da ESA/MG.

Participaram do seminário, a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Sílvia Cerqueira; o promotor e coordenador do Ministério Público no combate ao racismo, Allender Barreto, além de membros e diretores da Comissão da OAB Minas.

O Seminário Mineiro de Promoção da Igualdade Racial - Abolição pra quem? Reflexões sobre o pós-abolição, racismo estrutural e institucional está disponível no canal do Youtube da OAB/MG e pode ser assistido no link.