Portal de Serviços
Agendamento
11/06/2021 09:10:51

OAB Minas e INSS implantam Guichê Virtual para atendimento à advocacia




A Seccional Mineira, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibiliza novas ferramentas na plataforma do INSS Digital. A novidade é o Guichê Virtual, que permite videochamada com servidor do INSS. O lançamento ocorreu em evento virtual transmitido pelo canal oficial da OAB Minas no YouTube, na quarta-feira (9/6).

"É uma conquista histórica e muito importante para toda advocacia, em especial para quem milita na área previdenciária e sabe dos constantes desafios. Hoje, a advocacia previdenciária representa mais de vinte e quatro por cento dos advogados. Os novos serviços colocam a advocacia previdenciária cada vez mais conectada no futuro e com a realidade digital imposta pela pandemia.", ressaltou Farlandes Guimarães, presidente da Comissão de Direito Previdenciário (RGPS) da OAB/MG.

Ampliação das ferramentas do INSS Digital

A plataforma do INSS Digital garante ao advogado o acesso aos serviços e processos administrativos da Autarquia Previdenciária, via internet, sem precisar se deslocar até uma agência da previdência social.

Desde 2018, a OAB Minas já habilitou mais de 11.525 advogados para a utilização da plataforma do INSS Digital.

Desde quarta-feira (9/6), estão disponíveis mais de vinte e cinco novos serviços para a advocacia previdenciária na plataforma do INSS Digital.

Novo site informativo para advocacia

Outro avanço é o site informativo, totalmente reformulado e voltado exclusivamente para a advocacia. Além de requerimentos importantes do dia a dia, na página, o advogado terá acesso de forma bem didática, o que é cada ferramenta e o que está disponível em cada uma delas:

* INSS Digital

* Meu INSS

* 0800

* Guichê Virtual

Acesse abaixo o novo site informativo para advocacia previdenciária:

inss.oabmg.org.br

Guichê Virtual

Atendimento por videochamada prestado por servidor efetivo do INSS, que permitirá atendimento agendado ao advogado. As informações solicitadas pelo advogado no atendimento serão enviadas pelo servidor no ato do atendimento, após conclusão da tarefa, via e-mail.

"O Guichê Virtual e a ampliação dos serviços oferecidos na plataforma do INSS Digital é fruto de um esforço conjunto da Comissão de Direito Previdenciário (RGPS) da OAB/MG, visando atender melhor a advocacia previdenciária de Minas Gerais. Essas plataformas são instrumentos de suma importância para viabilizar o acesso aos direitos dos segurados", destaca, Sarah Almeida, secretária geral da Comissão de Direito Previdenciário (RGPS) da OAB/MG

O acordo celebrado entre a OAB Minas e o INSS prevê a disponibilização exclusiva de vinte e oito servidores efetivos para atender a advocacia previdenciária mineira nas quatorze gerências executivas do estado.

"O aperfeiçoamento dos canais virtuais que permitem aos advogados pleitearem os benefícios de seus clientes é resultado de um processo longo e que não se exaurirá no lançamento do guichê virtual. É fundamental que todos os usuários reportem à Comissão Estadual de Direito Previdenciário todos os problemas eventualmente existentes para que as melhorias possam ser continuamente implementadas", destacou Roberto de Carvalho, presidente da Comissão de Direito Previdenciário (RPC) da OAB/MG e presidente do IEPREV.

Funcionamento pleno do Guichê Virtual em todo estado a partir do dia 21 de junho

Ao todo serão vinte e oito servidores exclusivos para atender a advocacia previdenciária no estado de Minas Gerais, distribuídos em dupla para cada uma das quatorze gerências executivas.

Cada gerência executiva oferecerá até trinta atendimentos diários aos advogados. Ao todo, considerando as quatorze gerências serão disponibilizados quatrocentos e vinte atendimentos por dia no estado.

"Após meses de muito trabalho da Comissão, a ampliação dos serviços do INSS Digital e a criação do Guichê Virtual traduz a eficiência do canal de diálogo criado com a Superintendência da autarquia previdenciária e significa uma melhora nas ferramentas disponíveis aos advogados na defesa de seus clientes.", concluiu Pedro Santos, coordenador técnico do INSS Digital da Comissão de Direito Previdenciário (RGPS) da OAB/MG.

Vale informar que neste período de ajustes, ou seja, até 21 de junho, estará disponível aos advogados de todo o estado o agendamento do Guichê Virtual apenas para a gerência executiva de Divinópolis.

A partir do dia 21/06, a Superintendência irá disponibilizar o agendamento para atendimento no Guichê Virtual para as outras treze gerências executivas no estado de Minas Gerais. Até a data, os advogados mineiros podem realizar seus agendamentos para atendimento no Guichê Virtual para a gerência executiva de Divinópolis.

O link para acesso ao atendimento do Guichê Virtual na plataforma Teams será enviado pelo INSS ao e-mail do advogado em até 24 horas antes do atendimento agendado.





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800