Portal de Serviços
15/07/2021 16:55:22

OAB Minas entrega Comenda Nacional Ministro Alysson Paolinelli

A Seccional Mineira, por meio de sua Comissão de Direito do Agronegócio, entregou, na quarta-feira (14/7), a Comenda Nacional e o Grande Colar Digital Nacional Ministro Alysson Paolinelli. O evento foi aberto pelo presidente da OAB/MG e presidente do Conselho Superior da Comenda e o Grande Colar Digital, Raimundo Cândido Júnior. A cerimônia foi transmitida pelo Youtube.

A Comenda Nacional e o Grande Colar Digital Nacional Ministro Alyson Paolinelli foi entregue a 50 personalidades do Agronegócio Brasileiro. Entre elas, receberam a Comenda, a ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; a presidente da Sociedade Brasileira de Ruralistas, Teresa Vendramini; o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; o presidente do Conselho Superior do Agronegócio, Jacyr Costa; o secretário executivo de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Paulo, Francisco Maturro; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe.

Para o presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB/MG, Manoel Mário de Souza Barros, "a Comenda sintetiza o que há de mais importante no criador do Cerrado Brasileiro. Ele reinventou a agricultura sustentável e com isso, tirou o Brasil de grande importador de alimentos para um dos maiores exportadores do mundo. Somos o segundo maior produtor de grão, sendo a agricultura o motor da nossa economia. Nós da Comissão idealizamos e nos mobilizamos para a indicação de Paolinelli ao Nobel da Paz, para homenagearmos o maior brasileiro vivo", destacou.

Integram o Conselho da Comenda e do Grande Colar Digital Nacional Ministro Alysson Paolinelli, o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; o senador Antônio Anastasia; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes; o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; a vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamônica; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG), Luís Cláudio Chaves.

Alysson Paolinelli

Alysson Paolinelli foi secretário de agricultura de Minas Gerais e ministro da agricultura nos anos 70. Nesse período, Paolinelli modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado. Em 2006, Paolinelli ganhou o World Food Prize, concedido a pessoas que ajudaram a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo.

Foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Atualmente, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e diretor da Verde AgriTech desde 2014. Ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. O resultado do prêmio será divulgado em outubro.