Portal de Serviços
26/08/2021 13:41:14

OAB Minas inaugura Núcleo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica em Betim

O presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, e o diretor de apoio às subseções, Raimundo Cândido Neto, estiveram em Betim participando da solenidade de inauguração do NAM - Núcleo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, na última quarta-feira (25/08).

A cerimônia foi conduzida pela presidente da OAB Betim, Erlinda Maria Silva, que disse que o NAM é fruto de muito trabalho e é um sonho antigo da advocacia local. "O NAM é uma rede de enfrentamento à violência do município, cuja realização só se tornou possível graças ao reconhecimento e apoio da OAB Minas e da CAA/MG".

O espaço conta com ampla recepção, espaço kids, sala de reunião, 6 salas de atendimentos, entre outras dependências. O NAM irá realizar atendimentos jurídicos às mulheres, em situação de violência doméstica, encaminhadas pelo judiciário. Também serão realizados atendimentos psicológicos por meio de voluntários ou por profissionais parceiros do Núcleo.

O presidente Raimundinho parabenizou a diretoria local pela realização do trabalho e pela criação desse importante espaço. "As estatísticas mostram que na pandemia cresceu a violência contra a mulher, lamentavelmente. Por isso, temos que ter um espaço assim para acolhê-las e dar o apoio que elas merecem para que tenhamos a tão desejada igualdade entre homens e mulheres".

Já o diretor de apoio às subseções, Raimundo Cândido Neto, disse que a inauguração do NAM é um momento histórico de evolução em prol da cidadania que vai além da advocacia. "Esse evento hoje é um exemplo clássico de que a OAB é muito mais do que defender a advocacia, as prerrogativas e seus inscritos. A Ordem contribui efetivamente na melhoria da sociedade no contexto onde estamos inseridos".

Participaram da solenidade de inauguração do NAM: o presidente da CAA/MG, Luís Cláudio Chaves; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção, Soraia Alves dos Santos Lopes; a vice-prefeita municipal, Cleusa Lara Correia; o juiz de direito da 2ª vara criminal, Leonardo Bolina Filgueiras; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica Familiar, Desembargadora Ana Paula Caixeta; o Promotor de Justiça da Comarca de Betim, Dr. Spencer dos Santos Ferreira Júnior; o subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Katopodis; o coordenador da defensoria pública da comarca de Betim, Rômulo Veloso Carvalho; a assistente social e fundadora da Rede Integrada de Proteção as Mulheres em Situação de Violência Doméstica em Betim, Patrícia Sampaio Correia e a delegada da delegacia especializada em crimes contra a mulher, Ariadne Coelho.