12/01/2022 18:50:07

Comitê Extraordinário de crise realiza primeira reunião

A OAB Minas realizou, nesta terça-feira (12/1), o primeiro encontro do Comitê Extraordinário de Crise, decorrente da situação de calamidade pública e constituído para auxiliar em relação aos prejuízos e auxílios necessários à advocacia, em decorrência das chuvas que assolam o Estado de Minas Gerais, neste início de ano.

O encontro reuniu presidentes de subseções atingidas pelas fortes chuvas e ou que tiveram a decretação de calamidade pública nos municípios para esclarecer as principais dúvidas sobre os benefícios disponibilizados à advocacia e como devem proceder para receberem o apoio necessário da OAB/MG e da CAA/MG.

Dentre as medidas tomadas durante o encontro, destaque para as deliberações mais urgentes de cada subseção, como visitação de espaços afetados, disponibilização dos profissionais das subseções para fazerem levantamentos dos advogados atingidos e dos prejuízos causados à advocacia local, suporte para que, ao final do recesso do judiciário, os espaços da OAB atingidos possam já estar novamente operando, ofício ao TJMG solicitando a suspensão dos prazos para os municípios mais atingidos, entre outros.

O presidente do Comitê, o secretário-geral Sanders Alves Augusto, destacou que esta primeira reunião esclareceu as principais dúvidas dos representantes da Ordem atingidos, as ações e o apoio da instituição para amenizar os prejuízos causados pela chuva. "A OAB Minas estará ao lado da advocacia e da sociedade, apoiando no que for possível, trabalhando para diminuir os impactos sofridos por dezenas de subseções no estado. Aos advogados atingidos será disponibilizado benefício de auxílio extraordinário, instituído pela CAA/MG, para que estes profissionais possam retomar suas atividades", enfatizou.

A OAB Minas e a CAA/MG estão fazendo uma campanha para arrecadar doações para os municípios atingidos. Quem puder ajudar, pode levar suas doações às sedes das subseções da Ordem Mineira ou contribuir via Pix, por meio da conta da CAA/MG.