A OAB Minas, por meio da Diretoria de Prerrogativas e da Procuradoria Estadual de Prerrogativas, conseguiu uma importante vitória junto à prefeitura de Betim em que fica assegurado aos advogados e estagiários o acesso aos procedimentos administrativos do município, podendo, inclusive, ter acesso aos autos em balcão com a possibilidade do próprio advogado digitalizar os processos no local.
Anteriormente, a prefeitura havia publicado um decreto municipal em que criava normas para efetivação da prerrogativa de acesso aos advogados, estagiários e partes processuais aos processos administrativos.
De acordo com a Seccional Mineira, essa decisão violava as garantias constitucionais do cidadão, ao devido processo legal e legislativo, às determinações do Código de Processo Civil e às prerrogativas da advocacia.
A Diretoria e a Procuradoria Estadual de Prerrogativas tomaram ciência do decreto, que violava as prerrogativas profissionais, por meio da presidente da subseção de Betim, Erlinda Maria Silva, que acionou os setores e solicitou apoio para revogar a norma.
O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, manteve contato com o procurador-geral do município, Bruno Cypriano, e após o diálogo entre as instituições o decreto foi imediatamente alterado e uma nova norma assegurou o acesso da advocacia aos procedimentos administrativos de Betim.
A presidente de Betim afirmou que "o novo decreto municipal efetiva as prerrogativas da advocacia e partes processuais nos processos administrativos. A subseção agradece a Ordem Mineira na pessoa do presidente, Sérgio Leonardo, pelo apoio irrestrito no combate à violação das prerrogativas".
OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800