04/07/2022 11:17:11

Sérgio Leonardo representa a advocacia mineira na posse do TJMG

O presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo, participou da posse do desembargador José Arthur Filho como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), juntamente com os demais membros da nova direção da instituição para o biênio 2022/2024. Eles foram eleitos em abril, sendo que é a primeira vez que um presidente eleito representa o quinto constitucional da advocacia.

O TJMG elegeu o seu 55º presidente nos seus 149 anos de existência. Ainda foram eleitos os integrantes do Órgão Especial e Conselho da Magistratura. A solenidade de posse foi conduzida pelo desembargador Gilson Soares Lemes, que deixou a presidência da casa. A cerimônia foi realizada no Palácio das Artes, nesta sexta-feira (1), e teve a presença de autoridades dos três poderes.

Sérgio Leonardo representou a advocacia mineira na solenidade e destacou o bom relacionamento entre as entidades. "A advocacia mineira e a OAB de Minas Gerais estão com a expectativa muito positiva em relação à nova direção do Tribunal de Justiça, especialmente por termos novamente um representante do quinto constitucional da advocacia como presidente do tribunal. Nós temos a sincera convicção de que o relacionamento entre as duas instituições se aprofundará e trará muitos frutos positivos para a magistratura, para a advocacia e para a sociedade mineira", afirmou o presidente da OAB-MG.

José Arthur Filho disse que em sua gestão será mantida a relação harmoniosa e o equilíbrio entre os poderes do Estado. "Seguiremos na defesa de garantias, independência e autonomia do judiciário. Vamos fortalecer o permanente diálogo em nome do objetivo comum que é a defesa da ordem jurídica e regime democrático. Eu conheço bem o papel constitucional da advocacia e sempre defendi seus direitos. Como disse recentemente, a minha vitória é também a vitória da advocacia", ressaltou o presidente do tribunal.

Também tomaram posse os desembargadores Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa (1º vice-presidente); Renato Luís Dresch (2º vice-presidente); Ana Paula Nannetti Caixeta (3ª vice-presidente); Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior (corregedor-geral de Justiça) e Yeda Monteiro Athias (vice-corregedora-geral de justiça).

Presidente eleito

O presidente eleito, desembargador José Arthur Filho, ocupou anteriormente o cargo de Superintendente Adjunto da Superintendência Administrativa do TJMG. Atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de 1993/1995 - vaga advogado, reconduzido para o mesmo cargo de Juiz do TRE para o biênio de 1995/1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016/2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (CINT).