11/01/2023 17:39:31

Sérgio Leonardo prestigia posse dos novos desembargadores do TJMG

O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, participou na noite de terça-feira (10), da solenidade de posse dos desembargadores e da entrega do Colar do Mérito Judiciário realizada no auditório do Tribunal Pleno. Entre os empossados estavam Daniela Villani Bonaccorsi Rodrigues e Tiago Gomes de Carvalho Pinto, que foram escolhidos para ocuparem as vagas de desembargadores pelo quinto constitucional destinado à OAB.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, elogiou os empossados destacando a significativa carreira de cada. "São profissionais experientes que construíram, ao longo de suas jornadas, no campo do Direito, um percurso repleto de conquistas, e que acumulam vasto saber jurídico", disse.

Além de Daniela Bonacorsi e Tiago de Carvalho Pinto, que respectivamente atuarão na 16ª e 18ª Câmaras Cíveis, tomaram posse como desembargadores Maria Luiza Santana Assunção, pelo critério de antiguidade, que atuará na 13ª Câmara Cível; e pelo Ministério Público - Enéias Xavier Gomes e Marcelo de Oliveira Milagres, que vão atuar na 5ª e 9ª Câmaras Criminais do TJMG.

Na ocasião, foi feita a entrega do Colar do Mérito do Judiciário aos empossados e foram agraciados ainda os desembargadores Delvan Barcelos Júnior, Joemilson Donizetti Lopes e José Luiz de Moura Faleiros, que tomaram posse em 2022, mas que ainda não haviam recebido a honraria.

Currículos

Daniela Villani Bonaccorsi Rodrigues - Mestre e doutora em Direito Processual e professora dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC Minas. Foi integrante da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, junto à Comissão de Transparência e Combate e Controle à Corrupção. É orientadora no Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e integrante do Conselho Científico Editorial da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou na Escola da Magistratura do Mato Grosso e foi professora substituta na UFMG.

Tiago Gomes de Carvalho Pinto - Graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos e doutor em Direito Tributário pela UFMG. É professor de Direito Tributário no UNI-BH, onde já foi pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. É também professor na pós-graduação em Direito Tributário no IDP/Brasília, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas e ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Foi ainda diretor jurídico da Federação das Indústrias de Minas Gerais. Atuou como advogado por 25 anos e foi também assessor judiciário no TJMG junto ao gabinete do desembargador José Domingues Ferreira Esteves.

A cerimônia reuniu diversas autoridades, ex-presidentes, desembargadores, juízes auxiliares da presidência do TJMG, advogados, além de diretores, servidores, e também familiares e amigos dos empossados. Também estiveram presente o tesoureiro da OAB Minas, Fabrício Almeida; e o diretor de interiorização, Bernardo Brant.

(com informações do TJMG)