20/11/2023 11:34:08

OAB Minas realiza atos de desagravo público em Espera Feliz, Cataguases, Ponte Nova e Viçosa




A OAB-MG realizou quatro atos de desagravo público, na última semana, nas cidades de Espera Feliz, Cataguases, Ponte Nova e Viçosa. As manifestações foram conduzidas pelo procurador-geral de Prerrogativas, Giovani Kaheler, e pelo coordenador de execução de Desagravos Públicos, Hans Diniz Wolf. As manifestações foram em apoio aos advogados e advogadas que tiveram suas prerrogativas profissionais desrespeitadas no exercício da profissão.

Em Espera Feliz, o ato de desagravo público realizado, na quinta-feira (16), foi em frente à sede da Polícia Militar. O advogado Oziel Rodrigues Soares Júnior foi desagravo por ter sido preso pelos policiais, Reinaldo Rezende Marquette e Marius Meirelles da Silva, ao exercer sua função de advogado ao defender os interesses do seu cliente.

Em Cataguases, a manifestação também na quinta-feira (16), foi em frente à Câmara Municipal, em favor da advogada Cíntia Raquel Garcia. Durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, em que defendia seu cliente, ela foi ofendida pelos vereadores Rafael Rodrigues Moreira e Sílvio Romero pelo simples fato de estar cumprindo o seu exercício profissional.

Já em Ponte Nova, o desgravo foi feito em frente ao Batalhão de Polícia Militar em favor do advogado Maykel Piovezani de Carvalho, na última sexta-feira (17). Ele foi impedido pelo sargento Humberto Alger Boato de acompanhar a atuação da PMMG, na qual seu cliente estava sendo abordado. O policial pediu para Maykel Piovezani de Carvalho se retirar do local, ignorando que advogado estava em pleno exercício profissional.

Ainda na sexta-feira (17), foi realizado ato de desagravo em Viçosa em favor do advogado José César de Sousa ; a advogada Anna Christina de Souza Viieira; e de mais dois advogados, em frente à Companhia de Polícia Militar. Segundo relato do próprio desagravado, ao realizar abordagem policial, o sargento Dárcio da Silva Andrade ofendeu a classe dizendo que "advogado pra mim e nada é a mesma coisa".

Na ocasião, a vice-presidente da CAAMG, Vanja Honorina, ex-presidente da Subseção de Viçosa participou do ato de desagravo e disse que "a OAB-MG e CAAMG caminham juntas em prol da advocacia mineira, sobretudo, pela união da classe para defender as prerrogativas profissionais".

O procurador-geral de Prerrogativas, Giovani Kaheler, ressaltou a importância da Câmara de Desagravos da OAB Minas para o julgamento de processos que estavam represados pela gestão passada e lembrou do trabalho realizado em todo o estado pelo Sistema de Prerrogativas. "Estamos resgatando a dignidade da advocacia, das advogadas e advogados que tiveram suas prerrogativas violadas".

O Coordenador de Execução de Desagravos Públicos, Hans Diniz Wolf falou sobre a importância do acolhimento institucional aos colegas, o dever de cumprir todos os atos de desagravos públicos por todo o estado e afirmou que "o dever institucional é de amparar todos para que não mais tenham a sensação de desamparo, abandono e omissão", concluiu.

Participaram dos atos de desagravo, o procurador regional de prerrogativas da Zona da Mata II, Antônio Carraro; os delegados estuais de prerrogativas, Frederico Franco Orzil, Jony Helberth Silva de Souza e Adauto Garcia; a diretora da CAAMG da Zona da Mata II, Lívia Balbino, além de representantes das diretorias das subseções locais e advogados e advogadas.





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800