20/11/2023 16:50:51

Comissão de Compliance da OAB-MG divulga cartilha sobre gestão de riscos




A OAB-MG, por meio da Comissão de Compliance, desenvolveu a Cartilha de Gestão de Riscos 2023 com o objetivo de orientar como a aplicação deste gerenciamento é necessária em qualquer atividade, inclusive na advocacia. Aplicar esse tipo de governança é uma forma de reduzir a vulnerabilidade da empresa aos riscos existentes, sejam eles internos ou externos.

De acordo com a presidente da Comissão de Compliance, Camila Melo Franco, a cartilha traz, de forma simples, conceitos e aplicações sobre a gestão de riscos para ser utilizada em qualquer tipo de negócio. "Na advocacia gerenciamos riscos toda vez que atendemos um cliente e, na maioria das vezes, os ajudamos a gerenciar seus riscos mais sensíveis e que impactam diretamente suas vidas, sejam em aspectos financeiros em relações de consumo, cíveis, trabalhistas, reputacionais para atuação em demandas de crimes contra a honra, entre outros", afirmou.

Camila Franco explica que "o processo de gerenciamento de riscos deve abranger todas as atividades, em todos os níveis de estrutura e atuação, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços, ativos, no que tange a riscos financeiros, de mercado, operacionais (perda de prazo, má interpretação da legislação, ausência ou insuficiência de atualização jurídica como consequência a negligência profissional), reputacionais (infrações ao código de ética da OAB), estratégicos, de conformidade, cibernéticos, regulatórios e riscos de continuidade de negócios".

A presidente da Comissão de Compliance reforça ainda que "é de suma importância que a organização tenha controles mitigatórios com a finalidade de evitar a ocorrência desses riscos, não só ligados a violações éticas, como também de conflitos de interesse e riscos legais. Isso pode ser feito por meio de políticas, treinamentos, avaliação de efetividade e conformidade por meio de auditorias periódicas e monitoramentos contínuos acerca das implementações".

A Comissão de Compliance da OAB-MG atua em várias frentes para auxiliar tanto a advocacia quanto a sociedade para estarem mais preparados para lidar, não só com gestão de riscos, mas com boas práticas relacionadas a temas como combate à corrupção, prevenção à lavagem de dinheiro, diversidade e inclusão na liderança e tomada de decisão, integridade e transparência.

Cartilha de Gestão de Riscos 2023





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800