10/11/2017 16:13:42

OAB Minas completa a realização de 10 colégios de dirigentes em Poços de Caldas

Poços de Caldas foi sede do Colégio de Dirigentes da Região Sul e Sudoeste I da OAB Minas que reuniu presidentes, diretores e conselheiros de 19 subseções do estado, nesta sexta-feira (10/11). O evento foi o 10º encontro realizado pela gestão, este ano, e faz parte do programa de regionalização para estreitar o diálogo e ampliar a integração da OAB em toda Minas Gerais.

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valdetário Andrade Monteiro, abriu as palestras falando sobre os desafios de fazer o controle de magistrados de 91 tribunais do país, cada um com universo próprio. "O judiciário não é um órgão de poder, mas um serviço público que deve garantir justiça ao cidadão e o advogado é parte essencial deste processo", afirmou o ministro.

A capilaridade e presença da OAB em todo o país, por meio de suas instâncias de representação, e a importância das subseções e seccionais foi ressaltada pelo vice-presidente do Conselho Federal, Luís Cláudio Chaves. "O forte trabalho na defesa das prerrogativas; a crença e a união da classe em torno do sistema OAB e proteção dos direitos do cidadão são atribuições fundamentais da advocacia", afirmou Chaves.

Ao realizar um balanço da gestão, o presidente da OAB Minas, Antônio Fabrício Gonçalves, ressaltou que "diante de tantas situações inéditas e adversas para a advocacia mineira, temos trabalhado no enfretamento de cada problema, sem recuar e transigir de nenhum direito da nossa classe. A cada dia firmamos grandes conquistas para a advocacia do estado".

Depois da plenária, os diretores da OAB Minas secretário-geral, Gustavo Chalfun; tesoureiro, Sérgio Leonardo; e institucional e de comunicação, Fabrício Almeida, receberam as demandas dos dirigentes em reuniões setorizadas.

Participaram do colégio representantes das subseções de Alpinópolis, Andradas, Areado, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Rezende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

Núcleo de Inclusão Digital

Foi inaugurado o Núcleo de Inclusão Digital da Região Sul/Sudoeste da OAB Minas na sede da 25º subseção Poços de Caldas. O local que funcionará com centro de capacitação da advocacia para o processo judicial eletrônico com cursos e pessoal treinado para dar todo o suporte necessário, inclusive na instalação de programas, para o peticionamento em meio digital.

São dez computadores para o aprendizado individualizado, além de equipamentos necessários para a realização das aulas. Todo o mobiliário foi produzido pela equipe de marcenaria da seccional mineira. "O Núcleo de Inclusão Digital é um patrimônio de todos os advogados de Minas e vai atender a todas as OABs da região", declarou o presidente da subseção de Poços de Caldas, Luis Gustavo Pereira Morás.