13/05/2019 20:08:58

OAB Minas promove evento sobre a abolição da escravatura

Nesta segunda-feira (13/5) é celebrada no Brasil a abolição da escravatura, data em que homenageia a Lei Áurea, sancionada em 1888, a qual pôs fim à escravidão no país. Devido a isso, a OAB Minas, por meio da Comissão da Promoção da Igualdade Racial promove o evento Reflexões sobre o 13 de maio - Dentro do Contexto Jurídico, Histórico, Filosófico e Social.

A abertura foi realizada pelo presidente da comissão, Gilberto Silva, que falou da importância da realização do evento. "É fundamental esse encontro para discutir as questões pós-abolição, para tratar dos direitos fundamentais da pessoa humana, e se a abolição é um ato político ou um ato que garante os direitos das pessoas negras. Não estamos aqui fazendo uma comemoração ao 13 de maio, mas uma reflexão tendo em vista a situação do povo negro nos dias de hoje".

O evento contou com as palestras da historiadora, Josemeire Alves Pereira, que tratou sobre o tema Emancipação e Abolição: A Construção da Liberdade e Seus Sentidos para as Populações Brasileiras de Origem Africana. Também foi abordada aAbolição e Subjetividade: Imagens das Negruras e a Ficção da Branquitude pela pesquisadora, Tatiana Carvalho Costa.

Já a conselheira municipal de Promoção da Igualdade Racial, Mara Catarina Evaristo, disse sobre A Promoção da Igualdade Racial em Empresas e Instituições Públicas. E por fim, o presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, Gilberto Silva, palestrou sobre o tema Criminalização da Cultura e do Povo Negro Pós-Abolição e as Legislações Atuais de Crimes Raciais.

Os temas contaram com a intervenção das mediadoras e integrantes da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, Soraya Roberta Pereira e Cristina Maria Braga Ferreira.